A espada foi colocada no lado esquerdo do homem e era o único artefato no túmulo. Os exames osteológicos dos restos do esqueleto revelaram que o homem tinha pelo menos 1,90 m de altura e os fragmentos da espada restantes, incluindo o punho de madeira indicam que a arma tinha cerca de 1,30 m de comprimento, escreve mídia local.
Local das escavações, onde foi encontrada a espada medieval em Halmstad, Suécia
© Foto / Hallands kulturhistoriska museum
O enterro foi descoberto em Lilla Torg, uma praça no centro da cidade que no século XV fazia parte do mosteiro franciscano de Sankta Annas. Destaca-se que dois outros túmulos foram encontrados ao lado do "gigante medieval", um pertencente a uma mulher adulta, o outro a um homem. Nenhum outro objeto foi preservado nos três túmulos analisados. A escavação deste ano revelou mais da igreja do mosteiro descoberta anteriormente.
Encontrar espadas em túmulos medievais é muito raro, e as pessoas que foram enterradas com espadas pertenciam a classes superiores da sociedade. O artefato foi removido do solo e enviado para conservação para iniciar o exame e tratamento do achado em um ambiente protegido.
A primeira imagem de raio X do objeto mostra que a espada foi decorada com duas cruzes incrustadas, provavelmente de metal precioso. Quando a arma foi encontrada, arqueólogos supuseram que ela era decorada, o que foi então confirmado pelo raio-X.