"A cultura é o passo inicial para qualquer tipo de negociação, e infelizmente conhecemos quase nada do Sudeste Asiático; esse é o grande ponto fraco dessa relação. É preciso retirar o rótulo de 'exótico' dos países da região e perceber a beleza e a singularidade histórica que possuem. A Ásia é muito mais do que a China", defende o especialista.
Quais são os países da ASEAN?
Fortalecimento do comércio Sul-Sul
"Esse é o impacto que os países do G7 não conseguem enfrentar. Estão com o protagonismo reduzido por não conseguirem competir com as economias e investimentos do próprio Sul Global, tampouco gozam da credibilidade que um dia já tiveram", acrescenta.
Quais são os principais acordos da ASEAN?
"Há em andamento diversos projetos interessantes. Por exemplo, a Embrapa atua em alguns países da região com exportação de tecnologia de plantio. A Tailândia e as Filipinas possuem projetos verdes em que o Brasil pode atuar com sua inteligência em biotecnologia, assim como a área de segurança alimentar; [é] uma região densamente povoada, responsável por 30% da produção mundial de arroz", exemplifica Peixoto.