"A economia do Rio manteve-se bem aquecida o ano todo. Nós tivemos o maior Carnaval dos últimos tempos, trouxemos o Web Summit [conferência de tecnologia] para a cidade e recebemos dezenas de shows internacionais e eventos de negócios. Tudo isso anima o carioca a gastar mais com serviços e atrai turistas nacionais e internacionais, que também aproveitam tudo o que a cidade tem a oferecer", disse à Agência Brasil o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões.
Ao todo serão 12 palcos espalhados por 11 pontos da cidade durante a virada do ano, com uma expectativa de público de 4 milhões de pessoas. Só na praia de Copacabana a expectativa é de 2 milhões de pessoas, e a festa é considerada o maior réveillon do mundo.
"Voltamos a sediar os grandes eventos e já estamos com o calendário de 2024 repleto. O Rio de Janeiro tem uma vocação natural para o turismo e para a realização das maiores festas do planeta. Com isso, aumentamos o fluxo turístico na cidade e movimentamos a economia", pontua o presidente da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur), Ronnie Costa.
Os números fazem parte da pesquisa Réveillon em Dados, que prevê ainda mais de 50 mil pessoas em eventos privados, com expectativa de gerar pelo menos R$ 20 milhões em ingressos. Ao todo serão 38 eventos e festas fechadas, segundo a prefeitura, a maior parte na Zona Sul (42%) e na Barra da Tijuca (42%). Cada festa deve ter, em média, 1,4 mil pessoas.
Perfil do público em Copacabana
Na virada de 2022 para 2023, 85% do público em Copacabana eram moradores do Rio ou da Região Metropolitana, 12%, turistas nacionais, e 3%, turistas estrangeiros. Entre os cariocas, 54% homens e 46% mulheres, com 62% até 40 anos de idade.
Os dados também mostraram que 98% dos turistas estrangeiros, 89% dos turistas nacionais e 88% dos moradores deram nota acima de oito para a virada de 2022 para 2023 em Copacabana.
A maior parte dos turistas estrangeiros vem da Argentina, e com relação aos turistas nacionais, o público vem em sua maioria de São Paulo e Minas Gerais. Cerca de 60% ficam na cidade por cinco dias ou mais.
Além disso, o evento vai contar com 11,8 mil servidores públicos municipais, quase metade (46,2%, 5,5 mil) funcionários da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb).