A rádio Sham FM relatou que terras agrícolas na província de Daraa, que faz fronteira com as Colinas de Golã, foram danificadas pelo fogo de artilharia israelense, acrescentando que o ataque foi uma resposta ao lançamento de quatro mísseis da Síria em direção a dois assentamentos israelenses.
O relatório mencionou que as terras sírias visadas estão na Bacia de Yarmouk, no lado oeste de Daraa. Acrescentou que os mísseis sírios caíram perto dos assentamentos israelenses de Eliad e Avnei Etan. O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, um monitor de guerra baseado no Reino Unido, afirmou que "grupos apoiados pelo Irã" lançaram foguetes em direção às Colinas de Golã, desencadeando os bombardeios israelenses na Bacia de Yarmouk.
Israel intensificou os ataques aéreos em alvos sírios nas últimas semanas, coincidindo com sua campanha militar contínua na Faixa de Gaza. O Ministério das Relações Exteriores da Síria condenou os ataques na sexta-feira (29), exigindo ação decisiva do Conselho de Segurança das Nações Unidas para detê-los.
A guerra civil síria, que já dura 12 anos, opõe o governo do presidente Bashar al-Assad, apoiado pela Rússia e pelo Irã, a vários grupos de oposição, incluindo organizações terroristas. Enquanto isso, Israel, alegando o objetivo de impedir que o Irã estabeleça uma presença militar na Síria, realiza ataques aéreos frequentes contra o país visando supostos "suprimentos de armas iranianas".