Panorama internacional

EUA estendem secretamente acordo de implantação de militares americanos no Catar, revela mídia

Durante a visita do secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, ao Catar no mês passado, o chefe do Pentágono agradeceu a Doha por aumentar os gastos com a base aérea de Al Udeid.
Sputnik
Washington chegou "discretamente" a um acordo com Doha para estender a presença militar dos EUA em uma importante base no Catar por mais dez anos, relata CNN citando várias fontes na condição de anonimato.

A base aérea de Al Udeid é conhecida como sendo a maior instalação militar dos EUA no Oriente Médio e pode abrigar mais de 10.000 soldados americanos. O Departamento de Defesa dos EUA ainda não prestou comentários sobre o assunto.

As informações relatadas surgem após o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, visitar Al Udeid em dezembro, onde agradeceu ao Catar pelo aumento dos gastos com a base.
Panorama internacional
Duas bases dos EUA são atacadas por foguetes e drones no nordeste da Síria
Austin permaneceu em silêncio sobre a extensão do acordo sobre Al Udeid durante a visita, enquanto prometeu que os EUA e o Catar "tomarão formalmente medidas para expandir e reforçar nossa relação de defesa bilateral".
Vale ressaltar que a relatada extensão do acordo entre Washington e Doha ocorre em meio à escalada do conflito entre Palestina e Israel após o ataque surpresa do grupo armado Hamas em 7 de outubro ao Estado judeu a partir da Faixa de Gaza.
Comentar