Panorama internacional

Gazprom eleva suprimentos de gás para a China a novos recordes

A Gazprom tem batido os máximos de fornecimento de gás à China ao longo de 2023, e o mesmo já está acontecendo no ano novo, relatou a corporação estatal russa.
Sputnik
A Gazprom elevou no início de janeiro o fornecimento diário de gás à China por meio do gasoduto Power of Siberia a um nível fundamentalmente novo, estipulado no contrato para 2024, com os suprimentos atualizando o recorde diário histórico já na terça-feira (2), anunciou a corporação estatal russa em um comunicado no seu canal no Telegram.
Os fornecimentos são realizados mediante um contrato bilateral de compra e venda de gás de longo prazo entre a Gazprom e a Corporação Nacional de Petróleo da China (CNPC).
Panorama internacional
Gazprom fornece à China mais de 22,5 bilhões de metros cúbicos de gás em 2023
Os registros diários de entregas de gás por meio do gasoduto durante 2023, que incluíram regulares ocasiões em que elas excederam as obrigações contratuais, mostram o interesse da China no gás canalizado da Rússia e a confiabilidade da Gazprom como fornecedora, disse a estatal russa.
"No final de 2023, as exportações de gás para a China através do gasoduto Power of Siberia totalizaram 22,7 bilhões de metros cúbicos. Isso equivale a 700 milhões de metros cúbicos a mais do que as obrigações contratuais da Gazprom e 1,5 vez mais do que em 2022 (15,4 bilhões de metros cúbicos)", disse a empresa.
Comentar