Hoje (5), por volta das 12h30, horário de Moscou (06h30 no horário de Brasília), foi frustrada uma tentativa de ataque terrorista pelo regime de Kiev usando um míssil antinavio Neptun contra instalações em território russo, informa o Ministério da Defesa da Rússia.
O míssil ucraniano foi detectado e destruído pelas forças de defesa aérea em serviço sobre a parte noroeste do mar Negro.
Nas direções de Donetsk e Zaporozhie, com a participação do agrupamento de tropas russo Yug (Sul), as forças ucranianas sofreram cerca de 2.350 baixas, além de veículos militares e peças de artilharia, e tiveram dez ataques rebatidos, na última semana, detalhou o ministério.
Já nas direções de Kupyansk e Krasny Liman as perdas ucranianas às mãos das tropas russas, incluindo dos agrupamentos de tropas Zapad (Oeste) e Tsentr (Centro), totalizaram cerca de 1.175 pessoas, e também armamentos como um tanque Leopard 2 e lançadores múltiplos de foguetes Olkha e VAMPIRE. Enquanto isso, na margem direita do rio Dniepre foram eliminados até 225 efetivos inimigos. Um total de 18 ataques foram repelidos em uma semana, continuou o ministério russo.
As forças russas responderam igualmente nas áreas de Vodyanoe, Makarovka, Paraskovievka, Staromayorskoe, Ugledar e Priyutnoe, na RPD, e na região de Zaporozhie, onde, pelo agrupamento de tropas Vostok (Leste) foram eliminados 950 militares e 12 veículos blindados ucranianos, com defesa bem-sucedida contra cinco ataques inimigos, continuou.
Na última semana foi ainda destruída uma grande quantidade de lançadores múltiplos de foguetes, respetivos projéteis, drones e outros equipamentos.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 565 aviões, 264 helicópteros, 10.459 veículos aéreos não tripulados, 447 sistemas de defesa antiaérea, 14.483 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.200 lançadores múltiplos de foguetes, 7.639 peças de artilharia de campanha e morteiros e 17.100 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.