Panorama internacional

Drone ataca base militar dos EUA após assassinato de comandante no Iraque

Convés do porta-aviões USS Enterprise na madrugada de 19 de dezembro de 1998, enquanto tripulantes se preparavam para a quarta rodada de ataques aéreos contra o Iraque no âmbito da operação Raposa do Deserto
Uma base militar dos Estados Unidos foi atacada nesta sexta-feira (5) na região de Al Harir, localizada na província de Arbil, norte do Iraque. A informação é da agência Shafaq, que cita o escritório antiterrorista do Curdistão iraquiano.
Sputnik
"Um veículo aéreo não tripulado, carregado de explosivos, atacou a base de Harir", afirmou a mídia em comunicado.
Esse foi o primeiro ataque de drones após os EUA anunciarem, na última quinta-feira (4), a morte do líder do grupo Harakat al-Nujaba, o comandante Mushtaq Jawad Kazim al-Jawari.
Desde o início da guerra entre o Hamas e Israel na Faixa de Gaza, onde mais de 22,5 mil palestinos já morreram, as instalações militares de Washington no Iraque e na Síria têm sido alvo de ataques aéreos diários, principalmente por drones, reivindicados por grupos armados xiitas que operam no Iraque.
Bandeira do Curdistão em Arbil, capital do Curdistão iraquiano
Panorama internacional
Grupos xiitas iraquianos anunciam ataque a base dos EUA no Curdistão iraquiano

Ataque contra líder xiita em Bagdá

O porta-voz do Pentágono, Patrick Ryder, confirmou na quinta que o Exército dos EUA realizou um ataque na capital do Iraque, Bagdá, que matou Mushtaq Jawad Kazim al-Jawari.
Segundo relatos da mídia, um veículo aéreo não tripulado foi utilizado. Os EUA realizaram ataques aéreos em resposta a pelo menos 120 ataques contra suas forças no Iraque e na Síria desde 17 de outubro.
Esse foi o primeiro ataque do tipo na capital iraquiana, uma aparente escalada da crescente luta por procuração entre os Estados Unidos e as milícias apoiadas pelo Irã.
De acordo com as informações, quatro foguetes foram disparados, um deles acertando o carro onde o comandante estava com seu assistente Ali Abu Sajjad, que também morreu.
Comentar