Ciência e sociedade

Desenterram na Itália túmulos da era do Império Romano ricamente decorados (FOTOS)

Durante uma pesquisa arqueológica preventiva no local de instalação de um sistema de painéis solares em Carcarello, perto da antiga cidade etrusca de Tarquinia, no centro da Itália, foi desenterrada uma necrópole da era imperial romana.
Sputnik
Na escavação foram descobertos 57 sepultamentos que datam entre os séculos II e IV d.C., vários foram ricamente decorados, escreve CNN.
No decorrer dos trabalhos realizados em março e abril de 2023 foi revelada uma grande variedade de tipos de túmulos, incluindo tumbas com telhado de duas águas, sepulturas em ânforas, caixões de alvenaria e túmulos de terra simples. Apesar de terem sido encontrados a menos de 60 centímetros de profundidade, os enterramentos nunca foram saqueados ou danificados.
1 / 2
Restos mortais estavam enterrados pouco abaixo da superfície do solo a uma profundidade de cerca de 50 centímetros.
2 / 2
Túmulos encontrados durante escavações na Itália.

A necrópole era protegida por grandes pedras calcárias que estavam espalhadas pelo campo, tornando-o impossível de cultivar. As sepulturas continham restos de esqueletos de 67 indivíduos. Destaca-se também que alguns dos 57 túmulos eram comunais, construídos para pelo menos duas pessoas que eram casadas ou parentes.

Anéis de prata com âmbar e iniciais gravadas, pedras preciosas, cerâmica de terracota, moedas, vidros brilhantes, amuletos e até itens de vestuário foram encontrados junto com colares e brincos de ouro.
1 / 2
Anéis de prata com âmbar, pedras preciosas e cerâmica de terracota encontrados na Itália.
2 / 2
Artefatos descobertos em necrópole romana.
O interior de muitas tumbas inicialmente continha forros de tecido elaborados, ou era coberto por telhas ou peças de terracota como pequenas casas.
Comentar