A Marinha da Índia planeja aumentar o número de navios de guerra destacados para atividades antipirataria e antidrone nas águas do mar da Arábia e do golfo de Áden, alarmada pela recente onda de ataques a navios mercantes no mar da Arábia, escreveu na segunda-feira (8) o jornal indiano The Telegraph.
"Em breve, aumentaremos o número de navios de guerra para manter ainda mais a presença no domínio marítimo e aumentar substancialmente a vigilância marítima", disse uma fonte da Marinha.
Atualmente, a Marinha da Índia tem seis navios de guerra envolvidos em operações antipirataria e antidrone, incluindo em resposta à tentativa de sequestro do navio Lila Norfolk, de bandeira da Libéria, que foi alvo de piratas na costa da Somália na noite de quinta-feira (4).
Os supostos seis a oito piratas armados abordaram a embarcação, mas abandonaram a tentativa de sequestro, provavelmente a seguir a terem avistado drones e aviões da Marinha da Índia. Em seguida ela resgatou os 21 membros da tripulação, incluindo 15 indianos.
O Lila Norfolk está agora a caminho do porto Khalifa Bin Salman, no Bahrein, após a restauração de sua energia e propulsão com a ajuda da tripulação a bordo do navio de guerra indiano INS Chennai.