"A explosão ocorreu em um estabelecimento noturno de Orellana, onde se sabe preliminarmente que há um morto, cinco feridos por queimaduras e danos materiais", informou a força policial em sua conta no X (anteriormente Twitter).
O texto especifica que as unidades policiais se mobilizaram imediatamente para reunir provas e localizar os supostos envolvidos. Segundo relatos de internautas na rede social, no setor Calderón, no norte de Quito, também foram registradas detonações em depósitos de resíduos e queda de energia.
A polícia também informou a prisão de duas pessoas que supostamente tentavam agredir pessoal da força pública em El Carmen, província de Manabí (nordeste), e que foram encontradas com armas e munições.
Entretanto, também houve relatos da estação de rádio local La Calle Habla sobre um alegado tiroteio dentro da prisão na província de Esmeraldas (norte).
Até a quarta-feira (10), foram denunciadas 14 vítimas dos acontecimentos violentos registrados nesta semana, após a fuga de uma prisão na província de Guayaquil (sudeste) do líder da facção criminosa Los Choneros, Adolfo Macías, vulgo Fito — condenado a 34 anos de prisão e ligado ao cartel de Sinaloa (México).
Atualmente, 125 funcionários do Corpo de Segurança e Vigilância Penitenciária e 14 funcionários administrativos são feitos reféns, o que soma 139 pessoas nessa condição, segundo informações do Serviço Nacional de Atenção Integral a Adultos Privados de Liberdade (SNAI).
Nesta semana também foi denunciada a fuga de Fabricio Colón Pico de outra prisão equatoriana. Capitão Pico, como é conhecido, é ligado à facção criminosa Los Lobos, a quem a procuradora-geral do Estado, Diana Salazar Méndez, acusou de participar de um plano para assassiná-la.
Entre os acontecimentos violentos relatados nos últimos dias estão o incêndio de carros, a retenção de agentes penitenciários nos presídios e as detonações nas ruas. De acordo com os últimos acontecimentos, membros de gangues criminosas dentro das prisões se opõem à transferência para outras prisões.
O presidente equatoriano Daniel Noboa afirmou que o país sairá vitorioso do conflito armado interno que vive nos últimos dias, ao enviar uma mensagem à nação na quarta-feira (10).