O embaixador de fato de Taiwan nos Estados Unidos se reuniu na terça-feira (9) com o presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, comunicou na quarta-feira (10) o Ministério das Relações Exteriores de Taiwan.
O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan disse que Alexander Yui agradeceu ao Congresso dos EUA por seu apoio de longo prazo e bipartidário a Taiwan e pelo compromisso de reforçar as defesas da ilha.
De acordo com o ministério, esta foi a primeira vez que Yui e Mike Johnson se encontraram.
Yui assumiu seu novo cargo em dezembro, substituindo Hsiao Bi-khim, que agora está concorrendo ao cargo de vice-líder da ilha nas eleições de Taiwan, que acontecerão no sábado (13).
Os legisladores dos EUA devem "parar de enviar sinais errados às forças separatistas da independência de Taiwan e não devem intervir nas eleições da região de Taiwan de forma alguma", apontou Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, aos jornalistas.
A China realizou manobras em torno de Taiwan em agosto de 2022, depois que Nancy Pelosi, então presidente da Câmara dos Representantes dos EUA (2019-2022), visitou Taipé, em uma demonstração de apoio ao território autogovernado.