As forças russas repeliram seis ataques inimigos, assumiram posições de combate mais vantajosas e eliminaram nas direções de Zaporozhie e Donetsk durante o processo cerca de 2.015 soldados ucranianos, incluindo 2 veículos de combate de infantaria Bradley e 5 Kozak, relatou nesta sexta-feira (12) o Ministério da Defesa da Rússia.
As ações contaram com a participação do agrupamento de tropas Yug (Sul), acrescentou ele.
Nas direções de Kherson e a sul de Donetsk, com a participação do agrupamento de tropas Vostok (Leste), as baixas inimigas nos últimos sete dias chegaram a até 1.125 efetivos, 36 veículos militares e 15 barcos. Foram ainda impedidos sete ataques durante a semana.
"No período de 6 a 12 de janeiro de 2024, as Forças Armadas da Federação da Rússia conduziram 23 ataques em grupo com armas de precisão de longo alcance baseadas no ar e no mar, incluindo sistemas de mísseis aéreos hipersônicos Kinzhal, bem como veículos aéreos não tripulados em empresas do complexo militar-industrial da Ucrânia envolvidas na produção, modernização e reparação de aeronaves, veículos aéreos não tripulados, veículos blindados, lançadores de mísseis e sistemas de artilharia."
Também foram atingidos pontos de destacamento das Forças Armadas da Ucrânia, formações nacionalistas e mercenários estrangeiros, relatou o ministério, notando que "o objetivo dos ataques foi alcançado e todos os alvos designados foram atingidos".
Além disso, 48 militares ucranianos se renderam na última semana, mencionou o órgão militar, e aviões Su-27 e Su-25, um helicóptero Mi-8, 35 projéteis de lança-foguetes Himars e outros foram abatidos, diz ele.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 567 aviões, 265 helicópteros, 10.620 veículos aéreos não tripulados, 447 sistemas de defesa antiaérea, 14.578 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.202 lançadores múltiplos de foguetes, 7.694 peças de artilharia de campanha e morteiros e 17.345 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.