A reeleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos representaria uma "ameaça" para a Europa, disse na quinta-feira (11) a presidente do Banco Central Europeu (BCE).
"Se tirarmos lições da história, ou seja, da maneira como ele conduziu os primeiros quatro anos de seu mandato, isso é claramente uma ameaça", advertiu Christine Lagarde em declaração ao canal France 2.
"Basta olhar para as tarifas comerciais. Basta olhar para o compromisso dele em relação à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Basta olhar para a atitude dele em relação ao combate às mudanças climáticas", acrescentou ela.
Na quarta-feira (10), a agência britânica Reuters noticiou que Thierry Breton, comissário francês responsável pelo mercado interno da União Europeia, citou Donald Trump, que, em janeiro de 2020, como presidente dos EUA, disse que é preciso "[…] entender que se a Europa estiver sob ataque, nunca vamos ajudá-los e apoiá-los", e que Washington abandonará a OTAN.
Vários países ocidentais têm expressado preocupação com a possível reeleição de Trump, que é de longe o republicano mais popular para se candidatar à presidência. Ele tem uma avaliação semelhante e, em muitos casos, superior à do presidente democrata em exercício, Joe Biden, que o derrotou na eleição presidencial de 2020.