O destacamento inclui 16 mil tropas do Exército britânico que ficarão baseadas no Leste Europeu de fevereiro a junho, um grupo de ataque de porta-aviões e caças de ataque F35B Lightning, além de aviões de vigilância.
O exercício, chamado de Steadfast Defender 2024, marca o 75º ano da organização e será o maior desde o fim da Guerra Fria.
"Posso anunciar hoje que o Reino Unido enviará cerca de 20 mil membros para participar de um dos maiores destacamentos da OTAN desde o fim da Guerra Fria", disse o secretário de Estado de Defesa Grant Shapps, de acordo com trechos de um discurso proferido mais tarde na Lancaster House, publicado pelo Ministério da Defesa britânico.
O último Steadfast Defender ocorreu em 2021 e contou com mais de 9 mil soldados. Conforme a publicação britânica, a edição de 2024 reunirá mais de 40 mil militares. Ocorrerá na Alemanha, na Polônia e nos Países Bálticos.
Em setembro passado, o presidente russo Vladimir Putin disse em um discurso à nação que o Ocidente cruzou todos os limites em sua política antirrussa, bem como referiu as ameaças constantes que a Rússia enfrenta.