Panorama internacional

Reino Unido cederá 20 mil militares para maior exercício da OTAN na Europa desde a Guerra Fria

O Reino Unido vai disponibilizar 20 mil militares para participar de um grande exercício da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no primeiro semestre deste ano, além de navios de guerra e caças, anunciou o Ministério da Defesa britânico, neste domingo (14).
Sputnik
O destacamento inclui 16 mil tropas do Exército britânico que ficarão baseadas no Leste Europeu de fevereiro a junho, um grupo de ataque de porta-aviões e caças de ataque F35B Lightning, além de aviões de vigilância.
O exercício, chamado de Steadfast Defender 2024, marca o 75º ano da organização e será o maior desde o fim da Guerra Fria.

"Posso anunciar hoje que o Reino Unido enviará cerca de 20 mil membros para participar de um dos maiores destacamentos da OTAN desde o fim da Guerra Fria", disse o secretário de Estado de Defesa Grant Shapps, de acordo com trechos de um discurso proferido mais tarde na Lancaster House, publicado pelo Ministério da Defesa britânico.

Panorama internacional
OTAN confirma realização dos maiores exercícios militares desde a Guerra Fria em 2024
O último Steadfast Defender ocorreu em 2021 e contou com mais de 9 mil soldados. Conforme a publicação britânica, a edição de 2024 reunirá mais de 40 mil militares. Ocorrerá na Alemanha, na Polônia e nos Países Bálticos.
Em setembro passado, o presidente russo Vladimir Putin disse em um discurso à nação que o Ocidente cruzou todos os limites em sua política antirrussa, bem como referiu as ameaças constantes que a Rússia enfrenta.
Comentar