A Suécia começou a construir dois submarinos para enfrentar a Rússia pela primeira vez em décadas, escreve na sexta-feira (12) o jornal norte-americano Politico.
"Os submarinos diesel-elétricos de 66 metros, a serem lançados em 2027 e 2028, e batizados de Blekinge e Skane, em homenagem aos dois condados suecos, foram projetados para patrulhar as áreas orientais da OTAN no mar Báltico, rastrear e combater as ações de Moscou em meio à constante deterioração das relações entre a Rússia e a Europa", diz o Politico.
"Os dois navios são os primeiros submarinos novos da Suécia construídos desde meados da década de 1990 e se juntarão a quatro embarcações mais antigas da frota do Estado nórdico", acrescentou.
Estados como a Dinamarca, Noruega e Países Baixos também estão começando a renovar suas frotas de submarinos.
"A expansão elimina parcialmente a diferença das maiores frotas europeias da OTAN, que deverão crescer ligeiramente nesta década, de acordo com um relatório da Agência Sueca de Pesquisa em Defesa. Seis novos submarinos franceses da classe Barracuda estão entrando em serviço, enquanto mais dois submarinos Type 212 se juntarão à frota alemã existente, de seis unidades. Até o final da década, a frota de submarinos da classe Astute do Reino Unido será de sete e os submarinos da classe Todaro da Itália serão oito", prevê a mídia.