Panorama internacional

Suzuki paralisa fábrica na Europa devido às tensões no mar Vermelho

A fabricante de automóveis japonesa Suzuki anunciou uma paralisação na sua linha de montagem na Hungria, nesta terça-feira (16). O motivo é o atraso na entrega de componentes em meio à situação no mar Vermelho, informa a agência de notícias do Japão, Kyodo News.
Sputnik
De acordo com a Kyodo, as atividades na fábrica da montadora foram suspensas entre os dias 15 e 21 de janeiro. De entre os componentes em falta, que ainda não chegaram, estão os motores dos veículos.
Em meados de novembro, o movimento xiita Ansar Allah, também conhecido como houthis, começou a atacar navios ligados a Israel que passavam pelo estreito de Bab el-Mandeb, ponto de acesso ao mar Vermelho.
O movimento, que governa a parte norte do Iêmen, afirmou que empreendeu as ações como demonstração de apoio ao povo palestino, em especial os habitantes da Faixa de Gaza, que sofrem bombardeios e incursões terrestres por parte de Israel.
A ação levou a um declínio acentuado no tráfego marítimo pelo canal de Suez após as grandes transportadoras começarem a evitar a região. Como resposta à queda no comércio global, os Estados Unidos e seus aliados iniciaram a Operação Guardião da Prosperidade e atacaram alvos iemenitas.
Panorama internacional
Mar Vermelho e ataques no Iêmen: para ONU, tensões podem levar a novo conflito na região
Comentar