Panorama internacional

Após Biden admitir que bombardeios não estão funcionando, houthis atacam mais um navio dos EUA

Desfile de drones houthis
Militares do Ansar Allah, movimento xiita também conhecido como houthi, que controla o norte do Iêmen, anunciaram um novo ataque a um navio dos EUA. A ação militar ocorreu algumas horas depois de o presidente Joe Biden admitir que os bombardeios contra o grupo não estão funcionando.
Sputnik
Um navio-tanque estadunidense com bandeira das Ilhas Marshall foi abordado por quatro drones na costa do Iêmen, na altura da cidade de Al-Mukalla. O Ansar Allah assumiu a autoria do ataque.
Esta é a terceira incursão a um navio com a bandeira norte-americana após a coalizão ocidental liderada pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido atacar posições do Ansar Allah na última semana. Na segunda (15) e na quarta-feira (17) o grupo atacou navios britânicos e norte-americanos no golfo de Áden com uma série de mísseis antinavio.
Forças houthis participam de cerimônia fúnebre na capital do Iêmen, Sanaa (foto de arquivo)
Panorama internacional
Houthis prometem converter Iêmen em 'cemitério dos americanos'
Desde a sexta-feira passada (12), a coalizão ocidental tem lançado investidas contra alvos houthis. O porta-voz do Ansar Allah, Yahya Saria, afirmou que, ao todo, os EUA e o Reino Unido já realizaram 73 ataques.
Apesar disso, o presidente dos EUA, Joe Biden, admitiu que a ação não está sendo suficiente. Na tarde desta quinta-feira (18), quando perguntado por um jornalista sobre se os bombardeios contra os houthis estavam funcionando, Biden respondeu: "Não. Mas vão continuar? Sim."
Comentar