Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, as Forças Armadas do país, compostas, entre outras, por agrupamentos de tropas Zapad (Oeste) e Tsentr (Centro), aniquilaram cerca de 400 efetivos da Ucrânia nas direções de Zaporozhie, Kupyansk e Krasny Liman, além de quatro veículos militares, dois sistemas de artilharia autopropulsionada Gvozdika e outros armamentos. Foram ainda repelidos nove ataques.
Nas direções de Kherson e a sul de Donetsk, com a ajuda do agrupamento de tropas Vostok (Leste), as baixas ucranianas atingiram cerca de 195 pessoas, além da eliminação de dois carros, obuseiros Giatsint-B, Msta-B e D-20, dois FH-70 e outros equipamentos, detalhou o ministério russo. Também foi repelido um ataque.
"Na direção de Donetsk, como resultado de ações ativas bem-sucedidas de unidades do agrupamento de tropas Yug [Sul], foi libertada a localidade de Veseloe na República Popular de Donetsk", informou.
"Como resultado, foram destruídos mais de 260 militares, um tanque, dois veículos de combate de infantaria e 17 carros. No decorrer do combate de contrabateria, foram atingidos três sistemas de artilharia M777 fabricados nos EUA, sistemas de artilharia autopropulsionada Paladin e Gvozdika fabricados nos EUA, além de um obuseiro D-30", explicou ele.
Em termos de locais, foram ainda atingidos com as forças de mísseis, artilharia e drones russas dois pontos de destacamento de mercenários estrangeiros e quatro armazéns de munições, enquanto do lado dos equipamentos foi completada nas últimas 24 horas a aniquilação de dois mísseis táticos Tochka-U, uma bomba aérea guiada JDAM fabricada nos EUA, 18 foguetes dos lança-foguetes Himars fabricados nos EUA, e Vampire fabricados na República Tcheca, e 91 drones nas regiões de Donetsk, Lugansk, Zaporozhie, Kherson e Carcóvia, continuou a declaração.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 567 aviões, 265 helicópteros, 10.870 veículos aéreos não tripulados, 450 sistemas de defesa antiaérea, 14.676 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.202 lançadores múltiplos de foguetes, 7.779 peças de artilharia de campanha e morteiros e 17.593 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.