Panorama internacional

Coreia do Norte testa sistema de armas nucleares subaquáticas

A Coreia do Norte testou um sistema de armas nucleares subaquáticas, informou a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA) nesta sexta-feira (19), citando uma declaração de um porta-voz do Ministério da Defesa norte-coreano.
Sputnik
O teste foi feito como instrumento de dissuasão e em resposta a exercícios militares conjuntos da Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão, que ocorreram nas águas da ilha de Jeju entre os dias 15 e 18 de janeiro, afirmou a rede de notícias.
No exercício estiveram presentes o porta-aviões nuclear dos EUA USS Carl Vinson, o cruzador USS Princeton e outros navios de guerra das marinhas japonesa e sul-coreana, segundo o oficial, que ressaltou que essas ações desestabilizaram ainda mais a situação regional.
"Em resposta a isso, o Instituto de Sistemas de Armas Subaquáticas da Academia de Ciências de Defesa da RPDC conduziu um importante teste de seu sistema de armas nucleares subaquáticas Haeil-5-23 em desenvolvimento no mar do Leste da Coreia [mar do Japão]", disse.

"A postura de combate subaquática baseada em armas nucleares do nosso Exército está sendo mais aprimorada e as suas várias ações de resposta marítimas e subaquáticas continuarão a dissuadir as manobras militares hostis das marinhas dos EUA e dos seus aliados."

Panorama internacional
Coreia do Norte realiza com sucesso lançamento de teste de míssil balístico com ogiva hipersônica
Comentar