Neste sábado (20), o Brasil conquistou sua primeira medalha de inverno após o catarinense Zion Bethonico ganhar o bronze na disputa do snowboard cross nos Jogos Olímpicos da Juventude de Gangwon, na Coreia do Sul.
O francês Jonas Chollet ficou com o ouro e o canadense Anthony Shelly levou a prata. Zion, de 17 anos, dedicou sua medalha ao irmão mais velho, Noah Bethonico, segundo a Folha de S.Paulo.
A vaga do medalhista na competição foi conquistada por Noah, que após a classificação completou 20 anos, idade limite para participar da competição. Desta forma, a vaga foi herdada por Zion, que era o próximo atleta com idade elegível, escreve a mídia.
"Eu dedico a minha medalha ao meu irmão Noah, que foi o meu diferencial. Ele esteve comigo o tempo todo [...]", afirmou o recém-medalhista citado pelo jornal.
Zion é beneficiário do Bolsa Atleta, programa do governo federal que incentiva o esporte juvenil, e treinou na Espanha e na Áustria através do incentivo, segundo a Agência Brasil. Atualmente, ele é vice-campeão e 26º do mundo na categoria Júnior de snowboard cross.