O helicóptero Ingenuity Mars ficou incomunicável próximo ao final de seu 72º vôo no planeta vermelho Marte, disse a agência espacial norte-americana.
"Os dados enviados ao rover Perseverance [que atua como um retransmissor entre o helicóptero e a Terra] durante o vôo indicam que ele subiu com sucesso até a altitude máxima atribuída de 12 metros. Durante a descida planejada, as comunicações entre o helicóptero e o veículo espacial terminaram mais cedo, antes do pouso", afirmou a NASA de acordo com o portal Space.
Ingenuity e Perseverance pousaram juntos em fevereiro de 2021 no fundo da cratera de Jezero, com 45 quilômetros de largura, que abrigava um grande lago e um delta de rio há bilhões de anos.
O Perseverance está em busca de evidências de vida passada em Marte e coletando amostras para futuro retorno à Terra.
O Ingenuity serve como batedor para o veículo espacial do tamanho de um carro, em uma missão estendida que a NASA concedeu depois que o pequeno helicóptero teve sucesso em sua campanha original de demonstração de tecnologia de cinco voos na primavera de 2021.
"O Perseverance está atualmente fora da linha de visão do Ingenuity, mas a equipe pode considerar dirigir mais perto para uma inspeção visual", acrescentou.
A NASA também "está analisando os dados disponíveis e considerando os próximos passos para restabelecer as comunicações com o helicóptero", complementou a agência.