Ciência e sociedade

Luva de ferro bem preservada do século XIV é descoberta na Suíça (FOTOS)

Junto com a manopla também foram encontrados mais de 50 objetos de metal em excelente estado de conservação.
Sputnik
Uma equipe de arqueólogos descobriu uma luva de ferro bem preservada do século XIV durante escavações no castelo de Kyburg, no cantão suíço de Zurique, informou o Departamento de Construção de Zurique.
A descoberta é extremamente rara, pois apenas cinco artefatos desse tipo foram encontrados até agora, mas eles não estavam tão bem preservados.
A luva metálica (protegia a mão, o punho e parte do antebraço) é feita de finas placas de ferro sobrepostas como escamas e conectadas entre si por rebites laterais, formando uma luva flexível. As partes metálicas foram originalmente rebitadas em uma base de couro ou tecido.
A manopla direita completa (D) e algumas peças que faziam parte de outra manopla para a mão esquerda (E)
"A evolução tipológica e a questão de quem era o dono da luva permanecem sem resposta, devido ao pequeno número de descobertas na Suíça", diz o comunicado do departamento.
Foram ainda encontrados no local mais de 50 objetos metálicos em excelente estado de conservação, entre eles um martelo, uma pinça, um alicate, chaves, facas, pontas de bala e outros.
O Departamento de Construção da cidade de Zurique também informou que uma réplica da manopla estará em exposição permanente no castelo de Kyburg a partir de 29 de março. Enquanto isso, a peça original descoberta estará em exibição a partir de 7 de setembro, mas apenas por três semanas.
Ciência e sociedade
Arqueólogos desenterram garrafa de mais de 7 mil anos na China
Comentar