"A Apple pagou uma multa antitruste de 1,2 bilhão de rublos (US$ 13,6 milhões) por forçar os desenvolvedores russos de aplicativos iOS a usarem o instrumento de pagamento da empresa em seus aplicativos", diz o comunicado do órgão russo.
O comunicado lembra que o FAS considerou a empresa americana como tendo violado as regulamentações antitruste em julho de 2022. Em 19 de janeiro, a Apple pagou a multa, acrescenta o comunicado.
Em junho de 2023, a contrainteligência da Rússia desvendou uma operação das agências de inteligência dos Estados Unidos para infectar milhares de dispositivos iPhone com malware, incluindo os pertencentes a diplomatas estrangeiros em Moscou.
Além de assinantes russos, também foram infectados chips registrados em missões diplomáticas na Rússia, incluindo de países da OTAN, ex-repúblicas soviéticas e também de Israel, Síria e China.
De acordo com o FSB, as informações obtidas indicavam uma estreita cooperação entre a Apple e a comunidade de inteligência dos EUA, em particular a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) do país.