Panorama internacional

Israel propõe trégua de 2 meses ao Hamas por libertação de reféns, diz mídia

Israel, através de mediadores, ofereceu ao Hamas uma pausa de dois meses nos combates na Faixa de Gaza em troca da libertação de todos os reféns no enclave, informa o portal de notícias Axios.
Sputnik
Segundo o veículo de comunicação, a proposta, entregue por mediadores catarianos e egípcios, faz parte de um acordo em várias fases.
Embora não encerre a guerra, o portal classifica o feito como a representação de um período mais longo de cessar-fogo oferecido por Israel ao Hamas desde o início do conflito.
Panorama internacional
Conselheiro da Casa Branca planeja visitar o Egito e Catar para discutir Faixa de Gaza

Conflito longo

A ofensiva israelense contra o grupo palestino na Faixa de Gaza já ultrapassa quatro meses, com mais de 26 mil mortos, sendo mais de 23 mil apenas do lado palestino — 70% mulheres e crianças — e mais de 60 mil feridos.
Em 24 de novembro de 2023, o Catar mediou um acordo entre Israel e o Hamas sobre uma trégua temporária e a troca de alguns dos prisioneiros e reféns, bem como a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza. O cessar-fogo foi prorrogado várias vezes e expirou em 1º de dezembro de 2023.
Panorama internacional
'Não podemos esperar mais 100 dias': Emirados Árabes pedem aos EUA apoio para o cessar-fogo em Gaza
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu encerrar a guerra na Faixa de Gaza apenas quando os membros do Hamas fossem mortos. Já a comunidade internacional denuncia que não há "clareza" nos objetivos do governo.
Netanyahu declarou a um veículo de imprensa local no último domingo (21) que já foram libertados 110 reféns, e descartou qualquer cessar-fogo nas hostilidades com o Hamas no território de Gaza.
Comentar