A espada tem mais de 1 mil anos. Mesmo fortemente encrustada e escurecida por ter permanecido por séculos no fundo de um rio, os três lóbulos do pomo da arma são claramente distinguíveis, categorizando-a como uma espada Petersen Tipo S, que normalmente remonta ao século X, escreve mídia local.
O artefato foi encontrado por trabalhadores que estavam removendo o sedimento aluvial que havia se acumulado no leito da bacia da marina. Um objeto de metal oblongo foi descoberto na pilha de sedimentos extraídos e uma lavagem revelou que era uma espada. Durante um exame de raio X da espada os pesquisadores descobriram a inscrição +VLFBERHT+ na lâmina.
Espada da Era Viking encontrada no rio Vístula, Polônia
Existem cerca de 170 espadas Ulfberht que são caracterizadas pela inscrição +VLFBERHT+ ou +VLFBERH+T na lâmina. Como Ulfberht é um nome franco, acredita-se que as espadas sejam de origem franca, provavelmente da região da Renânia. Elas eram produzidas entre os séculos IX e XI d.C. usando uma variedade de técnicas de metalurgia.
Espada da Era Viking encontrada no rio Vístula, Polônia
A maioria dessas espadas tem sido descoberta no norte da Europa, na Rússia e nos Países Bálticos. Apenas oito delas foram encontradas na Polônia.