Panorama internacional

China diz ser 'imprudente' Índia 'insistir em vincular' tensões fronteiriças a relações bilaterais

Os dois países têm uma disputa de fronteira que vem escalando nos últimos anos, disputa esta que também distancia as duas nações de aprofundarem relações, mesmo que estejam em organismos como o BRICS.
Sputnik
Nesta quinta-feira (25), o porta-voz do Ministério da Defesa chinês disse que as tensões fronteiriças entre Nova Deli e Pequim são "uma questão que sobrou da história, e não de todas as relações China-Índia".

"É imprudente e inapropriado que o lado indiano insista em vincular a situação fronteiriça às relações bilaterais", disse o porta-voz Wu Qian citado pela agência Reuters.

Um alto funcionário indiano disse à mídia no início deste mês que a Índia poderia facilitar o seu escrutínio intensificado sobre os investimentos chineses se a fronteira dos dois países permanecesse pacífica, sinalizando a primeira vez que as restrições de quatro anos poderiam ser levantadas.
Desde 2006, a China publica anualmente novas versões de seu mapa nacional para corrigir "mapas problemáticos", segundo Pequim. Esses mapas estariam deturpando as "reais fronteiras do país".
Panorama internacional
Às vésperas do G20, China divulga mapa e Índia acusa Pequim de pegar seu território: 'Não tem base'
A versão publicada no ano passado mostra o estado de Arunachal Pradesh, no Himalaia, e o planalto de Aksai Chin como territórios chineses. As regiões são disputadas há décadas entre os dois países.
Na época, a Índia repudiou a versão chinesa. O ministro das Relações Exteriores indiano, Subrahmanyam Jaishankar, apontou que o mapa apresentado pela China "era um absurdo".
Comentar