"O Chapter 11 é um processo legal dos Estados Unidos utilizado pelas empresas para levantar capital, reestruturar as finanças e fortalecer operações comerciais no longo prazo, enquanto continuam a operar normalmente", explica a companhia.
Na nota, a Gol garante que voos de passageiros, de carga e o programa de fidelidade Smiles e outras operações continuam a funcionar normalmente.
"A Gol seguirá oferecendo serviços de viagens aéreas seguras, confiáveis e a baixo custo, proporcionando a melhor experiência aos clientes, que poderão organizar suas viagens da forma que sempre fizeram. O programa Smiles não terá alterações, assim como os acordos de codeshare e interline, que continuarão disponíveis para os clientes."
De acordo com o comunicado, a Gol iniciará o processo de socorro judicial já com um compromisso de financiamento de US$ 950 milhões (cerca de R$ 4,6 bilhões), em DIP financing, "posicionando-a para expandir sua posição como companhia aérea líder na América Latina".
Há seis meses, a Gol busca reestruturar a dívida com arrendadores de avião e credores financeiros.
Hoje também o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que o governo criará um fundo de cerca de R$ 4 bilhões a R$ 6 bilhões para financiar a aviação civil. A proposta é fruto da parceria com o Ministério da Fazenda e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A Latam também pediu recuperação fiscal utilizando o Chapter 11 em 2020, tendo concluído seu processo de reestruturação em 2022.