Londres e Ottawa estão pausando as negociações sobre um acordo de livre-comércio por iniciativa do governo britânico, disse uma porta-voz do Ministério do Comércio canadense nesta quinta-feira (25).
"Estamos desapontados com o fato de as negociações com o Reino Unido estarem em pausa", afirmou Mary Ng em um comunicado citado pelo Yahoo Finance.
A porta-voz informou que entrou em contato com o ministro das Relações Exteriores britânico, Kemi Badenoch, para expressar a decepção canadense.
De acordo com o jornal Politico, negociações cruciais sobre o futuro comércio entre os dois países foram despriorizadas por Londres, enquanto o governo de Rishi Sunak busca um acordo pré-eleitoral com a administração Biden nos Estados Unidos.
Reino Unido e EUA estão preparando um acordo comercial "fundacional" concebido para ser concluído antes que Joe Biden e Rishi Sunak passem por eleições esse ano.
Segundo a mídia, Sunak pediu pessoalmente que o acordo canadense, assim como um com o México, "fosse levado adiante em um cronograma mais lento do que o planejado anteriormente".