Panorama internacional

'Como uma máquina de guerra': China critica OTAN em meio a um maciço exercício militar

Um porta-voz do Ministério da Defesa da China, ao ser perguntado sobre a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), criticou fortemente o bloco militar ocidental.
Sputnik
"É justo dizer que a OTAN é como uma máquina de guerra ambulante, onde quer que vá haverá instabilidade", disse o representante chinês Wu Qian sobre a aliança militar liderada pelos EUA.

"Instamos a OTAN a parar de inventar mentiras e cessar qualquer movimento perigoso que possa perturbar a Ásia-Pacífico, e ter uma visão objetiva e racional do crescimento da China e do Exército da China", acrescentou o porta-voz.

A observação dura veio em resposta a perguntas sobre o bloco durante uma coletiva de imprensa regular. A OTAN iniciou seu exercício Steadfast Defender 2024 na quarta-feira (24), reunindo 90 mil militares de países-membros e da Suécia para participar de exercícios durante o próximo semestre. Os EUA apontam que o exercício é o maior da aliança desde o período da Guerra Fria.
Panorama internacional
Militares chineses monitoraram um destroier dos EUA durante sua passagem pelo estreito de Taiwan
"Como uma organização militar regional, a OTAN lançou e lutou em muitas guerras em todo o mundo desde a sua criação", disse Wu sobre o bloco, que desempenhou um papel fundamental nas guerras na Líbia, Afeganistão e ex-Iugoslávia.
Comentar