A Ucrânia convidou Xi Jinping, presidente da China, a participar de uma planejada "cúpula de paz" de líderes mundiais na Suíça, disse um conselheiro diplomático do presidente Vladimir Zelensky.
"Estamos definitivamente convidando a China para participar da cúpula, no mais alto nível, no nível do presidente da República Popular da China", disse Igor Zhovkva em uma entrevista à agência britânica Reuters nesta semana.
"A participação da China será muito importante para nós. Estamos trabalhando com o lado chinês. Envolvemos nossos parceiros no mundo para que eles transmitam ao lado chinês a importância de participar dessa cúpula", sublinhou ele.
Zhovkva também disse que participaram das conversações sobre a chamada fórmula da paz da Ucrânia na cidade suíça de Davos 82 conselheiros de segurança nacional.
A China tem laços estreitos com a Rússia, mas se ofereceu a ajudar a mediar o conflito na Ucrânia.
Como relatou em 17 de janeiro o jornal norte-americano Politico, Li Qiang, primeiro-ministro da China, não se encontrou com Zelensky na coletiva de imprensa em Davos, a seguir ao que o último pareceu desvalorizar a não realização da conversa.