De acordo com a nota, o caça caiu próximo da cidade sul-coreana de Gunsan, 274 quilômetros ao sul de Seul, onde se localiza a base aérea de Gunsan da Força Aérea dos EUA, que opera aeronaves F-16.
"O caça caiu na água e o piloto resgatado está seguro", disse uma das fontes, que pediu anonimato, segundo a agência de notícias.
Mais tarde, a 8ª Ala de Caças da Força Aérea dos EUA confirmou a queda e o estado do piloto.
A base aérea de Gunsan é utilizada conjuntamente pelas Forças Aéreas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos e é uma das duas principais bases aéreas utilizadas pelos militares dos EUA no país.
"Um F-16 Fighting Falcon pertencente à 8ª Ala de Caças passou por uma emergência durante o voo. O piloto ejetou-se com segurança. Ele está consciente e foi transportado para um centro médico para avaliação", diz o comunicado da base aérea de Gunsan.
As informações sobre as causas da emergência durante o voo não serão disponibilizadas até a conclusão de investigações completas de segurança e acidentes, conclui o comunicado.
Há pouco mais de um mês, em dezembro passado, um outro caça F-16 dos EUA caiu no mar Amarelo, durante um treinamento, após a aeronave decolar da base aérea de Gunsan.
Fontes militares informaram à agência que o piloto do caça conseguiu se ejetar e foi resgatado em estado consciente. Posteriormente, a Força Aérea dos Estados Unidos confirmou o acidente.