Panorama internacional

Caça dos EUA cai no mar na costa oeste da Coreia do Sul

Um caça F-16 dos EUA caiu na noite desta terça-feira (30) nas águas da costa oeste da Coreia do Sul. Um piloto foi resgatado após ser ejetado da aeronave, como informado pela agência de notícias Yonhap.
Sputnik
De acordo com a nota, o caça caiu próximo da cidade sul-coreana de Gunsan, 274 quilômetros ao sul de Seul, onde se localiza a base aérea de Gunsan da Força Aérea dos EUA, que opera aeronaves F-16.
"O caça caiu na água e o piloto resgatado está seguro", disse uma das fontes, que pediu anonimato, segundo a agência de notícias.
Mais tarde, a 8ª Ala de Caças da Força Aérea dos EUA confirmou a queda e o estado do piloto.
A base aérea de Gunsan é utilizada conjuntamente pelas Forças Aéreas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos e é uma das duas principais bases aéreas utilizadas pelos militares dos EUA no país.

"Um F-16 Fighting Falcon pertencente à 8ª Ala de Caças passou por uma emergência durante o voo. O piloto ejetou-se com segurança. Ele está consciente e foi transportado para um centro médico para avaliação", diz o comunicado da base aérea de Gunsan.

As informações sobre as causas da emergência durante o voo não serão disponibilizadas até a conclusão de investigações completas de segurança e acidentes, conclui o comunicado.
Panorama internacional
Coreia do Sul inicia produção de drones espiões para vigiar Coreia do Norte ante aumento de tensões
Há pouco mais de um mês, em dezembro passado, um outro caça F-16 dos EUA caiu no mar Amarelo, durante um treinamento, após a aeronave decolar da base aérea de Gunsan.
Fontes militares informaram à agência que o piloto do caça conseguiu se ejetar e foi resgatado em estado consciente. Posteriormente, a Força Aérea dos Estados Unidos confirmou o acidente.
Comentar