"As armas que o Ocidente fornece ao regime ucraniano foram encontradas não só nas zonas de conflito no Oriente Médio, mas já foram detectados carregamentos ilegais na Finlândia, Suécia, Dinamarca, Países Baixos e na Faixa de Gaza", disse o ministro durante o seu discurso em evento sobre a situação em torno da Ucrânia.
Ele acrescentou também que os países ocidentais estão tentando ignorar a disseminação de armas da Ucrânia para zonas de conflito, onde elas são usadas por extremistas e terroristas.
De acordo com Lavrov, o Ocidente está tentando convencer vários países a entregar armas russas à Ucrânia sem informar a Moscou, estando as autoridades russas em contato com esses países.
O Ocidente entende que o "fracasso" do projeto ucraniano começou, mas ele não pode parar a ajuda a Kiev por razões de prestígio e benefícios econômicos, ressaltou Lavrov durante o seu discurso.
"E eles já entendem que o 'colapso' já começou. No entanto, eles não podem parar. E não apenas por razões de prestígio, que segundo eles consideram que colocaram em jogo e não podem perder. E do ponto de vista de benefícios econômicos", disse o chefe da diplomacia russa.
Por fim, Lavrov observou que o lado russo está investigando por conta própria o abate do avião de transporte Il-76 com prisioneiros ucranianos na região de Belgorod, mas não se fecha dos que querem saber a verdade sobre esse incidente.