Panorama internacional

Ministro da Defesa alemão perde paciência em debate sobre suprimento de mísseis Taurus a Kiev

Boris Pistorius afirmou não poder ouvir mais sobre o assunto das armas de longo alcance e que Berlim tem "uma parcela de liberdade e responsabilidade" na tomada de decisões.
Sputnik
O ministro da Defesa alemão respondeu irritado a uma pergunta sobre a transferência de mísseis de longo alcance Taurus para a Ucrânia, relatou na quarta-feira (31) o canal alemão N-TV.
"O ministro disse que estava cansado do debate em andamento no país sobre a entrega dos mísseis", disse o canal, citando Boris Pistorius como falando no parlamento alemão.
Panorama internacional
Legisladores da Alemanha rejeitam resolução de entrega de mísseis de cruzeiro Taurus à Ucrânia
Pistorius disse que não pode mais ouvir as discussões sobre o assunto porque acredita que a Alemanha não é obrigada a fornecer à Ucrânia tudo o que ela tem e deve manter "uma parcela de liberdade e responsabilidade" na tomada de decisões.
"Dada essa atitude negativa [em relação às entregas dos Taurus], é provável que as expectativas de Kiev sejam ainda mais reduzidas", concluiu a N-TV.
O principal ponto de discórdia em relação ao Taurus é o alcance desses mísseis, que é de 500 km. Até o momento, a Alemanha não forneceu a Kiev armas com essas características, por uma questão de princípio. Os especialistas alemães têm discutido se os mísseis poderiam ser programados de modo que não pudessem ser usados para atingir o território da Rússia.
Comentar