Panorama internacional

Arma experimental das forças ucranianas revela à Rússia vulnerabilidade da OTAN, diz mídia

Os sistemas de defesa antiaérea híbridos FrankenSAM mostram à Rússia a vulnerabilidade da OTAN, escreve o Business Insider.
Sputnik
A nova arma, que foi denominada por uma combinação do monstro Frankenstein e da sigla para mísseis superfície-ar (SAM, em inglês) é produzida pelos EUA e a Ucrânia combinando diferentes sistemas, com o objetivo de derrubar mísseis, drones e aeronaves.
"A arma experimental ucraniana FrankenSAM revelou uma enorme lacuna no arsenal dos EUA", aponta o artigo.
De acordo com o coronel aposentado do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha dos EUA Mark Cancian, o uso dessa arma pelas Forças Armadas da Ucrânia revela uma escassez desses tipos de sistemas de defesa antiaérea terrestres nos países da OTAN, incluindo os EUA.
Operação militar especial russa
Como a Rússia pode impedir bombas planadoras lançadas do solo que os EUA estão enviando à Ucrânia?

"A maneira como a Rússia está conduzindo operações de combate agora também mostra como a OTAN precisa desses tipos de armas, se a Aliança Atlântica quiser estar preparada para futuros conflitos", acrescentou o especialista.

Anteriormente, o The New York Times informou que Washington começou a desenvolver o FrankenSAM em 2022, um sistema que integra componentes de armas soviéticas e ocidentais.
Comentar