Nesta segunda-feira (5), a OEA afirmou que a vitória de Nayib Bukele, com ampla vantagem sobre seus adversários nas eleições de El Salvador, não deixa margem para dúvidas. A informação foi dada por Isabel Saint Malo, que chefiou a MOE da OEA no país, em uma publicação na rede social X (antigo Twitter).
"A equipe da Missão de Observação está trabalhando ativamente para consolidar a informação e apresentar amanhã [terça-feira, 6] o relatório preliminar. A grande diferença entre Nayib Bukele e os outros candidatos não deixa dúvidas sobre os resultados eleitorais", escreveu Saint Malo.
De acordo com o mais recente informe do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) salvadorenho, Bukele teve 83% dos votos válidos, com 70% das urnas apuradas.
Na noite de domingo (4), ele se autodeclarou vitorioso no pleito, tendo como base pesquisas de boca de urna.
"Segundo nossos números, ganhamos a eleição presidencial com mais de 85% dos votos e um mínimo de 58 de 60 deputados da Assembleia [Legislativa]. O recorde em toda a história democrática do mundo", declarou Bukele.
Aproximadamente 6,2 milhões de salvadorenhos estavam aptos a votar no domingo nos mais de 1,5 mil locais de votação do país.