As Forças Armadas da Rússia eliminaram até 260 militares nas direções de Kupyansk e Krasny Liman, informou nesta quinta-feira (8) o Ministério da Defesa russo.
Assim, com a participação dos agrupamentos de tropas Zapad (Oeste) e Tsentr (Centro), foram também aniquilados 12 veículos militares e um obuseiro M777 produzido nos EUA, e também foram repelidos cinco ataques inimigos.
As Forças Armadas da Rússia também conseguiram assumir posições mais vantajosas na direção de Donetsk, acrescentou o Ministério da Defesa.
Enquanto isso, os efetivos ucranianos perderam nas direções de Kherson e Donetsk às mãos dos soldados russos, incluindo do agrupamento de tropas Yug (Sul), até 335 combatentes, além de dez veículos militares, um lançador de foguetes Himars, um obuseiro M777 dos EUA, um canhão antitanque MT-12 e outros armamentos. Trinta desses efetivos foram eliminados na direção de Kupyansk.
"A aviação de caça da Força Aeroespacial da Rússia abateu um avião Su-25 da Força Aérea da Ucrânia perto do vilarejo de Novotroitskoe, na República Popular de Donetsk", informou o órgão militar russo, referindo também que foram destruídos 12 projéteis do lançador de foguetes tcheco Vampire e 73 drones nas regiões de Carcóvia e Zaporozhie e nas repúblicas populares de Lugansk e Donetsk.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 570 aviões, 265 helicópteros, 12.040 veículos aéreos não tripulados, 462 sistemas de defesa antiaérea, 14.938 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.218 lançadores múltiplos de foguetes, 7.995 peças de artilharia de campanha e morteiros e 18.369 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.