O PIB da Rússia cresceu 3,6% em 2023, uma taxa de crescimento quase idêntica à estimada pelo Ministério para Desenvolvimento Econômico do país, revelou nesta quinta-feira (8) o Serviço Federal da Estatística russo (Rosstat).
"O volume do PIB da Rússia em 2023, de acordo com a primeira estimativa, totalizou 171,041 trilhões de rublos [R$ 9,32 trilhões] em preços correntes. O índice do volume físico do PIB em relação a 2022 foi de 103,6%. O índice-deflator do PIB em 2023 em relação aos preços de 2022 foi de 106,3%", relatou o Rosstat.
Maksim Reshetnikov, ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, associou o crescimento da economia com a demanda do consumidor e do investimento.
"O crescimento da atividade de consumo foi proporcionado pela renda dos cidadãos, que no ano passado aumentou 4,6% em termos reais. Em primeiro lugar, devido ao aumento da remuneração do trabalho dos funcionários, mas um fator importante também foi o crescimento da renda empresarial, em quase um quarto em termos reais", detalhou.
"Implementamos ativamente programas de substituição de importações para apoiar a demanda. Como resultado, uma contribuição significativa para o crescimento econômico foi feita pelo setor industrial, orientado para a demanda doméstica", disse ele.
De acordo com as estimativas do Ministério para Desenvolvimento Econômico, o PIB da Rússia cresceu em dezembro de 2023 4,6% em relação a 2022, e 5,1% em termos anuais no quarto trimestre em relação ao ano anterior.
O crescimento ocorre apesar das sanções sem precedentes na história aplicadas pelos países ocidentais contra a Rússia a partir de 2022, que se somaram às aplicadas previamente. Nesse ano, a economia russa contraiu 1,9%.