"Os russos simplesmente têm uma quantidade infinita de equipamentos e um número infinito de soldados", disse ele.
Ele também atribuiu o fracasso das Forças Armadas da Ucrânia ao fato de que os países ocidentais eram muito lentos para tomar decisões em apoio à Ucrânia, tornando a ajuda militar "fragmentada".
Na sua opinião, foi a falta de apoio militar, ações descoordenadas do Exército ucraniano e o poderio das tropas russas que levaram ao fracasso completo da contraofensiva ucraniana.
Na semana passada, o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse que as perdas das tropas ucranianas em janeiro ultrapassaram 23 mil pessoas. Ele observou que Kiev lança em combates as reservas restantes e apressadamente conduz a mobilização forçada para evitar o colapso da defesa.
Falando sobre as perdas de equipamentos da Ucrânia, Shoigu disse que os militares russos destruíram mais de três mil peças de várias armas das tropas ucranianas, incluindo tanques alemães Leopard, veículos de combate de infantaria Bradley dos EUA, unidades de defesa antiaérea Patriot e sistemas de lançamento múltiplo de foguetes Himars.