O Ministério da Defesa Nacional de Taiwan anunciou no sábado (10) ter detectado oito balões chineses cruzando o estreito de Taiwan nas últimas 24 horas, dois dos quais sobrevoaram a ilha, citou a agência britânica Reuters.
O ministério afirmou em seu relatório diário sobre as atividades militares chinesas ter avistado o primeiro balão na manhã de sexta-feira (9) e o último no início da noite do mesmo dia.
Dois deles cruzaram a parte norte de Taiwan, enquanto os outros se aproximaram da costa antes de desaparecerem, embora um tenha sobrevoado o mar ao norte de Taiwan, de acordo com um mapa fornecido pelo ministério.
Taiwan tem se queixado desde dezembro sobre os sobrevoos por balões, dizendo que eles são uma ameaça à segurança da aviação e uma tentativa de influenciar Taipé.
Pequim reivindica o território autogovernado, que um dia se reunificará com a parte continental como uma parte integrante da China, e cita a política de Uma Só China acordada a nível internacional nos anos 1970 como justificando que isso futuramente aconteça.