Os agricultores britânicos vão realizar mais bloqueios inspirados na atuação francesa para protestar contra as importações de alimentos de baixo custo e a redução dos preços nos supermercados.
Agricultores montaram barreiras perto do porto de Dover, em Kent, durante horas na noite de sexta-feira (9), com cerca de 40 tratores e outras máquinas agrícolas. Eles dirigiram lentamente pelas estradas exibindo slogans que diziam "chega de importações baratas".
Os agricultores de Kent vão se reunir novamente nesta semana para planejar novas ações, que poderão se espalhar por todo o país.
Em outubro de 2023, os agricultores de Somerset bloquearam o principal centro de distribuição do supermercado Morrisons em Bridgwater sob o lema Proud to Farm (orgulho de cultivar).
Em Carmarthen, no País de Gales, cerca de 3.000 agricultores protestaram, enquanto alguns participantes carregavam uma réplica de caixão com a inscrição "em memória da agricultura galesa".
Outros movimentos de agricultores adotaram temas semelhantes, incluindo a campanha Get Fair About Farming (seja justo na agricultura), fundada em 2023 por Guy Singh-Watson, fundador da empresa de produtos orgânicos Riverford. Sua petição online ganhou um debate parlamentar em janeiro.
"Tivemos apoio de todo o país. Haverá outros grupos como nós, e eles farão sentir a sua presença — nas docas, nos centros de distribuição dos supermercados", disse Andrew Gibson, um dos organizadores do protesto em Dover.
As importações isentas de tarifas de trigo ucraniano e cordeiro congelado barato da Nova Zelândia são alguns dos problemas que preocupam os agricultores, segundo Gibson.
"Estamos recebendo muitos produtos de todo o mundo cujo cultivo seria ilegal neste país [...]. Produzimos os melhores produtos com os mais altos padrões. Queremos apenas condições de concorrência equitativas", observou Gibson.
O grupo de defesa alimentar Sustain alertou em 2022 que os agricultores do Reino Unido estavam lucrando bem menos de um centavo de libra com a sua produção alimentar. O lucro para um produtor de cereais com um pão era inferior a um centavo (£ 0,09 ou R$ 0,56), enquanto os produtores de leite ganhavam menos de um centavo com um bloco de queijo cheddar de £ 2,50 (R$ 15,64).
A presidente do Sindicato Nacional dos Agricultores (NFU, na sigla em inglês), Minette Batters, disse que os agricultores estavam sendo pressionados devido ao aumento dos custos de produção e às condições climáticas hostis que contribuem para o baixo rendimento das colheitas.
Os agricultores britânicos lançaram os seus protestos depois de os sindicatos agrícolas franceses terem organizado o bloqueio de sete estradas principais que levam a Paris. Mobilizaram entre 1.500 e 2.500 tratores para interromper as rotas de abastecimento da capital durante semanas.
Os agricultores querem a reversão dos cortes nos subsídios aos combustíveis e restrições ao influxo de importações de alimentos ucranianos isentas de tarifas para a União Europeia (UE), juntamente com medidas para combater a escassez de água e reduzir a burocracia para as empresas locais.