Panorama internacional

Mídia: metade dos americanos acha que Biden foi beneficiado em apuração sobre documentos secretos

A sondagem entrevistou 1.237 adultos estadunidenses em todo o país entre 9 e 12 de fevereiro, e teve uma margem de erro de cerca de três pontos percentuais em qualquer direção.
Sputnik
Segundo uma pesquisa conduzida pela Reuters, cerca da metade dos norte-americanos acredita que o presidente Joe Biden recebeu tratamento especial quando promotores federais decidiram na semana passada que não vão processá-lo por suposto manuseio indevido de documentos confidenciais.
Aproximadamente 53% dos entrevistados, incluindo 29% dos democratas, na pesquisa encerrada na segunda-feira (12), concordam com a afirmação de que "Biden recebeu tratamento especial porque é o presidente dos Estados Unidos".
46% dos inqueridos disseram estar pelo menos um pouco familiarizados com os comentários do procurador especial dos EUA, Robert Hur, de que processar Biden seria difícil porque o presidente, aos 81 anos, poderia se apresentar ao júri "como um idoso simpático, bem-intencionado e com memória fraca".
Biden criticou o relatório de Hur e a vice-presidente Kamala Harris chamou o documento de "claramente motivado politicamente".
Os resultados da pesquisa destacam vulnerabilidades potencialmente críticas para o democrata enquanto ele busca a reeleição. Cerca de 78% dos entrevistados na pesquisa – incluindo 71% dos democratas – acham que Biden, que já é a pessoa mais velha a ocupar o Salão Oval, é velho demais para trabalhar no governo.
Panorama internacional
FBI confirma documento que indica participação de Biden em esquema criminoso
Sobre o ex-presidente Donald Trump, apenas 53% dos entrevistados o consideram velho demais para trabalhar no governo.
Trump enfrenta quatro acusações criminais e dezenas de acusações, mas alega inocência em todas elas e argumentou que o fracasso do governo em processar Biden é uma prova de que o sistema judiciário está tentando atrapalhar sua candidatura presidencial.
Os advogados de Biden relataram ter encontrado documentos em sua casa e escritório que ele havia levado consigo no final de seu mandato de 2009-2017 como vice-presidente de Barack Obama. Cerca de 64% dos entrevistados, incluindo 50% dos democratas, consideraram verossímil que Biden tenha obtido as informações ilegalmente.
Uma parcela semelhante de entrevistados – 68% – disse considerar crível que Trump também tenha manuseado indevidamente documentos confidenciais, uma acusação que está no centro de uma de suas acusações.
Ainda assim, em uma visão geral da pesquisa, Biden continua lado a lado com Trump entre os eleitores em uma potencial disputa frente a frente, aponta a mídia.
Comentar