Panorama internacional

'Ordem mundial mais justa': embaixador russo aponta vantagens da adesão do Irã ao BRICS

A adesão do Irã e de outros países ao BRICS fortalece a parceria estratégica e as posições internacionais da organização, disse em entrevista à Sputnik Aleksei Dedov, embaixador da Rússia na República Islâmica.
Sputnik
"A adesão do Irã e de outros novos membros à associação reforça a parceria estratégica e a posição internacional desta importante organização. Em princípio, as relações internacionais estão passando por uma profunda transformação que reflete a formação de uma ordem mundial mais democrática e justa", disse Dedov.
O embaixador ressaltou que o Irã "parte da necessidade e irreversibilidade da tendência de diminuição da influência dos países ocidentais nos assuntos mundiais".
Panorama internacional
BRICS vai superar G7 na economia global em 2023, diz presidente do principal banco russo
"Tal como nós, o Irã acredita que o multilateralismo deve ser desenvolvido em vários formatos nos quais trabalham pessoas com ideias semelhantes", destacou o diplomata.

"Dado o fato de que a Rússia preside no BRICS, estamos empenhados em uma estreita cooperação com todos os membros da organização, incluindo o Irã", acrescentou Dedov.

O BRICS é atualmente composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Arábia Saudita. Os cinco últimos se tornaram novos membros de pleno direito da associação em 1º de janeiro deste ano.
Comentar