Panorama internacional

Rússia emite mandado de prisão contra a primeira-ministra da Estônia

O Ministério do Interior russo pediu, nesta terça-feira (13), um mandado de busca e prisão contra a primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas. A pasta não mencionou as acusações específicas contra a chefe de governo da Estônia.
Sputnik
Kallas, por sua vez, descreveu o mandado de prisão emitido pela Rússia como "falso". Nos últimos anos, o sentimento russofóbico tem aumentado nos Países Bálticos, que veem o fechamento de sua fronteira com a Rússia e a perseguição de cidadãos russos em seu território.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, comentou a este respeito que altos funcionários da Estônia e da Letônia cometem atos hostis contra a Rússia e indicaram que "são pessoas responsáveis ​​por decisões que constituem uma profanação da memória histórica".
Tanto a Estônia quanto a Letônia estão realizando campanhas para desmontar monumentos aos soldados soviéticos que libertaram os seus territórios da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Kallas, de 46 anos, tomou posse como primeira-ministra da Estônia em janeiro de 2021. Um ano e meio depois formou um novo gabinete após uma crise ministerial. Em abril de 2023, foi reeleita para chefiar uma nova coalizão do Executivo.
Panorama internacional
Países do Báltico aprovam construção de 'zona de defesa comum' da Rússia
Comentar