As Forças Armadas da Rússia lançaram um ataque com mísseis baseados em ar e mar contra empresas do complexo militar-industrial da Ucrânia, informou na quinta-feira (15) o Ministério da Defesa russo.
"Esta manhã, as Forças Armadas da Federação da Rússia lançaram um ataque de grupo com armas de precisão de longo alcance baseadas no ar e no mar contra empresas do complexo militar-industrial da Ucrânia, que estavam envolvidas na produção e reparo de motores de aeronaves, equipamentos eletrônicos e comunicações, munição de morteiro, e também em fábricas que produzem combustível para equipamentos militares das Forças Armadas da Ucrânia", disse o ministério.
Ele acrescentou que "o objetivo do ataque foi alcançado, todas as instalações foram atingidas".
Durante operações nas direções de Kherson e Donetsk, os militares russos, com a participação do agrupamento de tropas Yug (Sul), destruíram até 380 efetivos ucranianos, 35 veículos militares, três obuseiros D-20, dois D-30, um FH-70, L119, Msta-B cada e outros equipamentos.
Além disso, detalhou o Ministério da Defesa, os soldados russos assumiram posições mais vantajosas na direção de Donetsk e repeliram dez ataques inimigos.
Enquanto isso, nas direções de Kupyansk, Krasny Liman e a sul de Donetsk, junto com os agrupamentos de tropas Zapad (Oeste), Tsentr (Centro) e Vostok (Leste), foram eliminados cerca de 610 efetivos ucranianos, 43 veículos militares, um sistema de artilharia autopropulsado Caesar, e outras armas.
As posições russas na direção de Krasny Liman também melhoraram, enquanto três ataques foram bloqueados nas direções de Kupyansk e Krasny Liman, explicou a Defesa da Rússia.
Ainda, acrescentou, a defesa antiaérea russa aniquilou um avião MiG-29, oito projéteis de lançadores múltiplos de foguetes Himars, uma bomba guiada JDAM e 95 drones nas repúblicas populares de Lugansk e Donetsk, e nas regiões de Zaporozhie e Kherson.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 571 aviões, 266 helicópteros, 12.485 veículos aéreos não tripulados, 469 sistemas de defesa antiaérea, 15.056 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.221 lançadores múltiplos de foguetes, 8.061 peças de artilharia de campanha e morteiros e 18.729 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.