Panorama internacional

Biden diz que não há ameaça nuclear aos americanos devido à capacidade antissatélite da Rússia

Nesta sexta-feira (16), o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que a tecnologia antissatélite russa não representa nenhuma ameaça nuclear para os americanos ou qualquer outra pessoa no mundo.
Sputnik
Na quinta-feira (15), o coordenador de Comunicações Estratégicas da Casa Branca, John Kirby, informou que Washington identificou uma ameaça à segurança nacional decorrente do desenvolvimento contínuo de capacidades antissatélite pela Rússia.

"Não há ameaça nuclear para o povo da América ou de qualquer outro lugar do mundo com o que a Rússia está fazendo neste momento. […] tudo o que eles [russos] estão fazendo ou farão está relacionado aos satélites no espaço e potencialmente danificando esses satélites", disse Biden a repórteres hoje (16).

Hoje cedo, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que a Casa Branca ainda não tinha contatado Moscou sobre propostas de trabalho conjunto em armas antissatélite, mas que a Rússia está pronta para trabalhar se tais iniciativas surgirem.
"Se houver alguma iniciativa do lado dos EUA", disse Peskov aos repórteres, respondendo a uma pergunta sobre a disponibilidade da Rússia para contatos sobre o assunto.
Panorama internacional
Operação russa na Ucrânia se tornou uma guerra contra o Ocidente, diz Kremlin
Comentar