Panorama internacional

Egito está criando área na fronteira para eventual evacuação de Gaza, diz mídia

A medida poderia ser acionada caso Israel conduza uma operação militar contra Rafah, onde está mais de um milhão de palestinos, nota a mídia britânica.
Sputnik
O Egito está preparando uma área na fronteira de Gaza que poderia acomodar os palestinos, caso uma ofensiva de Israel em Rafah provoque uma fuga em massa de pessoas através da fronteira, contaram fontes à agência britânica Reuters.
Israel anunciou que montará uma ofensiva para eliminar o "último bastião" do Hamas em Rafah, onde mais de um milhão de palestinos se refugiaram da devastadora ofensiva em Gaza. Segundo Tel Aviv, o Exército israelense está elaborando um plano para evacuar os civis de Rafah a outras partes da Faixa de Gaza.
Uma das fontes disse no relato de sexta-feira (16) que o Egito está otimista quanto às negociações para conseguir um cessar-fogo que possa evitar tal cenário, mas que a medida é um plano de contingência.
Outras fontes detalharam que o Egito começou a preparar uma área deserta com algumas instalações básicas que poderiam ser usadas para abrigar palestinos.
A primeira fonte disse que a construção do campo começou há três ou quatro dias e que ele ofereceria abrigo temporário em qualquer cenário de pessoas cruzando a fronteira "até que se chegue a uma solução".
Panorama internacional
No Egito, Lula anuncia envio de novos recursos do Brasil para agência palestina da ONU
Ao mesmo tempo, o chefe do Serviço de Informações do Estado do Egito disse que "isso não tem base na verdade. Nossos irmãos palestinos disseram e o Egito disse que não há preparação para essa possibilidade".
O Egito explica sua oposição ao deslocamento dos palestinos de Gaza como parte de uma rejeição árabe mais ampla de qualquer repetição dos eventos de 1948, quando cerca de 700.000 palestinos fugiram ou foram forçados a deixar suas casas em meio à guerra que se seguiu à criação de Israel nesse ano.
Martin Griffiths, vice-secretário-geral de Assuntos Humanitários e Coordenador de Ajuda de Emergência das Nações Unidas, avisou na quinta-feira (15) que seria uma "ilusão" pensar que as pessoas em Gaza poderiam se evacuadas para um local seguro, e alertou sobre a possibilidade de os palestinos se espalharem pelo Egito se Israel lançar uma operação militar em Rafah.
Para ele, esse cenário é de "uma espécie de pesadelo egípcio".
Comentar