A instalação, nomeada Base Operacional Avançada Eagle, será um complexo de 32 hectares ao longo das margens do Rio Grande e abrigará até 1,8 mil soldados, com capacidade de expansão para 2,3 mil, disseram Abbott e autoridades estaduais em uma entrevista coletiva, citada pela Reuters.
A medida faz parte de um esforço mais amplo do governador texano para tentar impedir que os migrantes cruzem ilegalmente a fronteira para o Texas, incluindo uma barreira improvisada de contentores de transporte e arame farpado em um parque municipal em Eagle Pass. O estado pretende instalar mais barreiras ao norte e ao sul do parque, afirma a mídia.
A fiscalização da imigração norte-americana tem sido historicamente responsabilidade do governo federal, e as medidas do governo do Texas para proteger a fronteira desencadearam impasses legais com a administração do presidente dos EUA, Joe Biden.
As ações de Abbott têm causado ruídos com a administração Biden e com o próprio presidente. De um lado, os republicanos culpam o presidente pelo número recorde de migrantes que tentam atravessar a fronteira ilegalmente, enquanto Biden diz que os republicanos não conseguiram financiar a segurança das fronteiras por razões políticas.