A Força Espacial dos EUA cancelou um programa multibilionário para desenvolver um satélite de comunicações militares confidencial, escreve na quinta-feira (15) a agência norte-americana Bloomberg.
Segundo a mídia, que citou um registro regulatório e outras fontes, o cancelamento do programa da montadora norte-americana Northrop Grumman aconteceu devido a um aumento dos custos, dificuldades no desenvolvimento de sua carga útil e um atraso no cronograma.
Na quarta-feira (14) Mike Turner, chefe do comitê de inteligência da Câmara dos Representantes dos EUA, pediu à Casa Branca que desclassificasse as informações sobre o que ele chamou de "grave ameaça à segurança nacional", algo que mais tarde foi relatado como envolvendo planos russos de implantar armas nucleares no espaço. O Kremlin, por sua vez, negou tal iniciativa.
Em janeiro David Keffer, diretor financeiro da Northrop Grumman, pareceu sugerir "mudanças na prioridade do governo" para o cancelamento de um programa de US$ 841 milhões (R$ 4,17 bilhões).