As Forças Armadas da Rússia avançaram vários quilômetros em profundidade nas posições do Exército da Ucrânia durante a captura de Avdeevka, informou no domingo (18) o Ministério da Defesa da Rússia.
"Em 17 de fevereiro, no decurso de ações ofensivas, as unidades do agrupamento de tropas Tsentr [Centro] libertaram completamente a cidade de Avdeevka na República Popular de Donetsk e avançaram em uma profundidade de 8,6 quilômetros", disse o ministério.
Ele notou que a área total do território libertado foi de mais de 31 quilômetros quadrados, e que o inimigo perdeu mais de 1.500 militares no local.
Segundo o órgão militar, com a ajuda dos agrupamentos de tropas Yug (Sul) e Vostok (Leste), a Rússia melhorou suas posições na direção de Donetsk. Ela eliminou cerca de 590 efetivos do adversário, 22 veículos militares, obuseiros, um canhão antitanque Rapira, além de outras armas nessa área e a sul de Donetsk.
Nas direções de Kupyansk e Krasny Liman, as perdas ucranianas às mãos dos combatentes russos, que incluíram os agrupamentos de tropas Zapad (Oeste) e Tsentr (Centro), atingiram cerca de 140 soldados, tendo sido igualmente eliminados 15 veículos militares, um sistema de artilharia autopropulsado Krab, obuseiros D-20 e D-30 e outros armamentos.
Além disso, acrescenta o ministério, durante as últimas 24 horas foram interceptados quatro projéteis de lança-foguetes Himars e aniquilados 105 drones nas regiões de Carcóvia, Zaporozhie, e nas repúblicas populares de Lugansk e Donetsk.
No total, desde o início da operação militar especial, foram destruídos 571 aviões, 266 helicópteros, 12.723 veículos aéreos não tripulados, 470 sistemas de defesa antiaérea, 15.098 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.222 lançadores múltiplos de foguetes, 8.091 peças de artilharia de campanha e morteiros e 18.801 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.